Cactus ūüĆĶ

O cultivo de certos tipos de plantas exigem cuidados, pois existem plantas que s√£o bastante sens√≠veis. O tempo de exposi√ß√£o √† luz solar, a quantidade de √°gua, e a temperatura, s√£o elementos que se diferenciam para cada tipo de planta. A solu√ß√£o para quem deseja cultivar diferentes tipos de plantas em sua resid√™ncia, mas n√£o podem acompanhar o dia todo essas planta√ß√Ķes, e para produtores locais que querem ter um maior dom√≠nio de sua cultura, para que tenham uma produ√ß√£o mais eficaz, r√°pida, sustent√°vel e de baixo custo, foi um sistema automatizado que proporciona as condi√ß√Ķes ideias para o desenvolvimento adequado de uma determinada planta sem a necessidade do cultivador est√° presente no local, mas que tenha em m√£os as informa√ß√Ķes de sua cultura.

Aplicativo M√≥vel ūüďĪ

O Cactus √© uma aplicativo desenvolvido para o sistema operacional Android, constru√≠do utilizando a linguagem de programa√ß√£o Dart e o Framework Flutter que possibilita realizar uma conex√£o de forma indireta com o microcontrolador ESP32, por meio do banco de dados Firebase. A aplica√ß√£o tem a fun√ß√£o de enviar informa√ß√Ķes para o ESP32 ou coletar e mostrar as informa√ß√Ķes vindas dele, para fazer o monitoramento de uma determinada planta√ß√£o.

A interface do Cactus √© simples, possui um design que facilita sua utiliza√ß√£o, com bot√Ķes grandes e intuitivos. Ao iniciar o aplicativo o usu√°rio deve fazer seu cadastro, assim
ele deve clicar em CRIAR SUA CONTA, nesta tela será solicitado que ele forneça os seus dados de cadastro, nome, e-mail, senha e uma foto (opcional). O e-mail fornecido será
usado como Identificador (ID) do usuário, dessa forma, não é possível cadastrar duas ou mais contas com o mesmo e-mail.

Para fazer o cadastro de uma cultura √© necess√°rio apertar no bot√£o verde com o s√≠mbolo (‚ěē), onde o aplicativo vai redirecionar para a tela de cadastro de cultura, onde √© inserido as informa√ß√Ķes da planta√ß√£o. Depois de ter cadastrado a planta√ß√£o vai aparecer na tela de in√≠cio a cultura criada, mas com a situa√ß√£o Desativada, pois o ESP32 ainda n√£o configurado para fazer a conex√£o com essa planta√ß√£o.

Para fazer isso, é preciso apertar na plantação que deseja ativar, e baixar o arquivo que está em Código do arquivo. Após ter baixado o arquivo que vai fazer a configuração do ESP32 é necessário renomear o arquivo para conf.txt, pois o ESP32 vai ler o arquivo com esse nome, logo depois é preciso mover esse arquivo para um micro SD e inserir no local apropriado do protótipo. Após ter realizado a conexão com o protótipo a cultura vai ser ativada automaticamente, e dessa forma o usuário vai ter acesso ao monitoramento da sua plantação.

Sistema de Irriga√ß√£o ūüĆĪ

O sistema de irrigação automatizado que vai se conectar com o aplicativo móvel é desenvolvido utilizando o ESP32 e para sua programação, utilizou-se a linguagem de programação
C/C++ que vai possibilitar fazer a coleta e envio das informa√ß√Ķes dos sensores para o banco de dados Firebase. O sistema de irriga√ß√£o n√£o pode iniciar sem o arquivo que faz a integra√ß√£o com o aplicativo m√≥vel, pois √© por meio do arquivo que o sistema se conecte com a internet e valida o usu√°rio e a cultura, para poder operar de maneira adequada, de acordo com as informa√ß√Ķes daquela planta√ß√£o que o usu√°rio previamente definiu no aplicativo.

Demonstração do Projeto

GitHub

View Github